Como já é sabido, o Grupo de Convivência da Melhor Idade: Madeira que Cupim não rói, coordenado pelo Músico-terapeuta, Ariano Pessoa, reúne-se toda sexta-feira à tarde na Secretaria Municipal de Assistência Social para a realização de oficinas, agora também apoiado pela Professora Maria das Graças que, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a de Assistência Social, trabalha com eles todas as tardes o Projeto É Tempo de Aprender – Projeto de Alfabetização de Idosos.
Assim, na última sexta-feira (05/08/2011) o referido Grupo teve uma oficina diferenciada: a Psicóloga do CRAS, Irenilda, e a Coordenadora, Marla Cristina, com a ajuda da Pró Maria das Graças, realizaram uma oficina com vídeos sobre motivação na 3ª idade, dinâmica sobre a importância da ajuda mútua, trabalho de grupo sobre a diversidade de textos e, ao final, cantigas de roda. Vale ressaltar que as atividades foram muito bem recebidas por todos eles.
Marla Cristina iniciou a oficina com vídeos sobre motivação para se viver com qualidade qualquer idade que se tenha, ao tempo em que os idosos iam participando por meio de suas idéias. Em seguida, Irenilda fez a dinâmica da bexiga, a qual além de promover uma discussão acerca da necessidade que temos um do outro, também promoveu um certo exercício físico, posto que todo o Grupo teve que se locomover dentro da sala. Assim, Marla voltou a mediar a oficina falando sobre toda a diversidade de textos que circulam socialmente e chamando a atenção para a riqueza textual que eles carregam e a necessidade de não se perder essa cultura: cantigas de roda, orações, poemas, músicas e outros. Aproveitou a oportunidade para recitar alguns cordéis do Cordelista Antônio Carlos Barreto e abriu espaço para o Sr. Jovêncio, o qual recitou um grande e belíssimo Cordel, tendo sido aplaudido por todos. Após esse artístico momento, Marla orientou um trabalho de Grupo em que cada grupo de 4 (quatro) pessoas deveria escolher um gênero textual e demonstrá-lo aos demais colegas, através de apresentações orais.
“As apresentações foram belíssimas, como já era de se esperar: rezas, quadras, cordéis e cantigas de roda, deixaram-nos extasiados com um prazer que só a arte é capaz de proporcionar.” afirma Marla Cristina. E ainda, para fechar o momento com chave de ouro, todos participaram e se divertiram com as cantigas de roda. Desta forma, o momento foi muito proveitoso: Os idosos se descontraíram, riram, participaram e agradeceram muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Planaltino Lugar de Viver!!