segunda-feira, 18 de abril de 2011

PALESTRA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE: LANÇAMENTO DO PROJETO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE DO MUNICIPIO DE PLANALTINO.

Aconteceu nesta sexta feira, dia 15 de abril, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social de Planaltino uma palestra com as professoras de Educação Física e estudantes do curso de especialização em Saúde Coletiva, Mônica Macêdo e Sara Sampaio. Na oportunidade, foram abordados temas como situação social do idoso no Brasil e a importância de uma vida ativa para obtenção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. 

A palestra foi realizada como marco inicial da proposta do projeto que é de oferecer um programa de atividades físicas que acontecerá três vezes por semana, todas as segundas, quarta e sextas feiras, com uma hora de duração cada aula e sempre ao final da tarde. O projeto está sendo realizado com a parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Secretaria de Saúde.

A palestra, na verdade, aconteceu mais numa forma de conversa, de troca de informações e conhecimentos, com a participação ativa dos idosos, falando de suas experiências de vida e indagando sobre cada novo conhecimento surgido.

Além da palestra houve também momentos de alongamento, aquecimento e dinâmicas leves. A satisfação dos idosos ficou estampada nas falas e nos rostos alegres. Outros encontros já estão marcados. O próximo contará com a participação do pessoal da saúde, aferindo a pressão arterial, nível glicêmico, peso e outras variáveis, bem como realizando o agendamento de consulta médica.

Fonte: Coordenação de Projetos Esportivos.

Equipe do CRAS participa de Encontro de Orientações Técnicas sobre a Gestão do PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.


Na última sexta-feira, 15/04/2011, houve, em Salvador, o Encontro de Orientações Técnicas sobre a Gestão do PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL , objetivando fornecer esclarecimentos tanto para os municípios que estão implantando o PETI agora, como para aqueles que já possuem.
Participaram do Encontro a Secretária Municipal de Assistência Social, Iara Velame, A Assistente Social, Ana Paula, e Marla Cristina (representante do CRAS).
O Encontro teve a seguinte programação:
·         Credenciamento;
·         Mesa de abertura (SEDES, UFBA);
·         Mesa 1 – Protocolo de Gestão Integrada;
·         Mesa 2 – Integração PETI e PBF;
·         Mesa 3 – Gestão do PETI;
·         Debate;
·         Mesa 4 – Orçamento, utilização de recurso de recursos e prestação de contas;
·         Mesa 5 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
·         debate
Com as discussões feitas e as novidades apresentadas, todos os municípios saíram mais seguros para a oferta dos serviços do PETI, os quais agora não são mais de responsabilidade apenas da Proteção Social Especial, mas também da Proteção Social Básica, no caso do nosso município, o CRAS. Logo em breve, nosso município começará os cadastros das famílias com situação de trabalho infantil, em seguida haverá uma capacitação para a equipe, e aí os serviços começam a ser executados.

Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou a distribuição da sopa do Programa Nossa Sopa.



 Há algumas semanas, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o cadastramento, peso e medida das pessoas que se enquadram no perfil definido pelo programa – famílias carentes e com baixa qualidade nutricional. E, desde a última semana, já distribui a sopa.
Os dias de distribuição da sopa são terça-feira e quinta-feira, das 17h às 18h, no espaço do CRAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social, por enquanto. Sendo que a maior parte das famílias atendidas pelo programa é da Rua Antônio Carlos Magalhães (Rua Maracás).
O objetivo deste Programa é melhorar a qualidade nutricional das famílias atendidas, e, para verificar esse processo, elas serão medidas e pesadas a cada seis meses - assim como já foram no ato do cadastramento -, a fim de promover e acompanhar esse avanço.