terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Equipe da Assistência Social realiza Audiências, discutindo o programa Bolsa Família - Planaltino - BA.


Tendo em vista a necessidade de divulgar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, sobretudo o programa Bolsa Família, foram realizadas  oito Audiências Públicas nas seguintes localidades: Campinhos (18/01/2011), Nova Itaípe (20/01/2011), Sede (24/01/2011), Ibitiguira (25/01/2011), Angélica (26/01/2011), Lagedo Alto (02/02/2011), Lagedinho (03/02/2011) e Santo André (03/02/2011). Essas Audiências foram planejadas pela Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e bastante divulgadas em todas as localidades através dos Agentes Comunitários de Saúde. Foram 1.206 convites entregues em todo o município, sendo que, desses convidados, compareceram 900 pessoas, as quais receberam uma Agenda que explica todo o funcionamento do Programa Bolsa Família. 


Nas listas de presença foram registradas 778 assinaturas de pessoas beneficiárias do Programa. Todas as Audiências seguiram a mesma formatação: a Secretária Municipal de Assistência Social, Iara Velame, fazia a abertura, explicando o motivo da Reunião e dando algumas explicações acerca do Programa, enquanto a Assistente Social, Jemima Araújo, explicava, por meio de recurso multimídia, o que é, para quem se destina e como funciona o Programa Bolsa Família, discutindo, também, outros assuntos, a exemplo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para uma melhor compreensão de todo o contexto que envolve o referido Programa. Edmar, Técnico do Programa no município, também deu suporte em todos os momentos. Durante e após as Audiências, algumas pessoas faziam alguns questionamentos e/ou davam contribuições, enriquecendo, assim, toda a discussão.


Com isso, fica ainda mais evidente o caráter de seriedade, compromisso e inovação que tem a Secretaria Municipal de Assistência Social com as pessoas que dela necessitam, posto que Audiências como essas levam conhecimento e tiram dúvidas dos usuários dos serviços por ela prestados.


Texto: Marla Cristina.