segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ibitiguira volta a brilhar - Planaltino-BA

Edmar Vieira e D. Hilda.
No dia 14 de Janeiro de 2011 visitamos o distrito de Ibitiguira, também conhecido como Serra do Vitorino. O Objetivo da nossa ida à localidade foi fazer uma reunião com Associação Comunitária dos Moradores de Ibitiguira e Tiririca, pois a Prefeitura Municipal está dando suporte técnico para que todas as associações do município estejam sem quaisquer pendências jurídicas. Está também estimulando a criação de novas associações, no intuito de descentralizar o poder e conseguir mais recursos para as comunidades urbana e rurais.

Igreja Matriz.

Decidimos ir mais cedo para realizarmos algumas filmagens. A tarde em Ibitiguira foi maravilhosa. A nossa equipe de Cineastas amadores estava composta por  Geisa Carine (entrevistadora, funcionária da Voz da Cidade), Edmar Vieira (Entrevistador), Edvaldo  Vieira (acompanhante) e nadoautodidata (Filmagem).  
O Objetivo deste filme foi documentar depoimentos dos moradores, a fim de fazermos um documentário sobre Ibitiguira. Começamos entrevistando a técnica de enfermagem Neide. Em sua fala, lembrava que a  qualidade de vida em Ibitiguira melhorou muito. Antes, se adoecia alguém, tinha que ir para Jaguaguara e nem carro disponível para uma emergência havia. "Hoje, a realidade é outra: temos dificuldades, claro, mas agora temos um carro disponível para as emergências, ruas estão pavimentadas, reforma de escolas... e muito mais".
Depois deste bate-papo gostoso, a equipe deu um giro contemplando a beleza do povoado. O nosso destino à casa de D. Hilda – pessoa atuante do povoado. Parecia que havíamos marcado horário: ela estava passando um delicioso café. Entre um gole e outro D. Hilda se lembrava de como era a Serra de Ibitiguira do Passado. Segundo a mesma, tinha grandes festas como  Carnaval, Micareta, Festa da Padroeira e Festa de São João. "O comércio era muito forte. Aqui se tinha padaria, açougue, cartório de registro civil...". D. Hilda se lembra de uma das falas de seu pai, que dizia: “quem viu a Serra do meu tempo é quem sabe contar como era maravilhosa” A mesma atribui o declínio do Distrito na época à falta do Ginásio (ensino de 5ª a 8ª série). "As pessoas saíram para colocar seus filhos nos colégios e acabaram deixando a nossa querida Serra de Ibitiguira".

Associação de Moradores.
Perguntamos para Neide quem seria a pessoal mais velha do Distrito. Aconteceu uma coincidência. Neide respondeu que era uma senhora chamada Dona Rola, justamente a minha Tia rola. Tia ficou alegre quando chegamos a sua casa. Com seus 98 anos, bem lúcida, lembrava da Serra do seu tempo. A Festa da Padroeira, a Feira que tinha tanto movimento que das Guaribas se ouvia a zoada dos Feirantes.
A tarde chegou ao fim. Pudemos conhecer um pouco do Distrito e logo mais a noite, tivemos uma reunião com Associação dos Moradores, onde, Edmar Vieira, Coordenou todo o momento.
E ficamos de retornar para darmos continuidade ao trabalho.

Texto Revisado por: Edmar Vieira.