quarta-feira, 24 de março de 2010

XI CAVALGADA DA AMIZADE, UMA GRANDE FESTA PARA PLANALTINO E REGIÃO.

As festas de cavalgada são muito comuns no nordeste brasileiro, por se constituírem como representativas dos vaqueiros e tropeiros da região. No município de Planaltino, a Cavalgada da Amizade, ao longo dos anos, tornou-se uma das mais importantes de todo o nordeste e da Bahia.
Em sua 11ª edição, a cavalgada da Amizade prevê uma média de público de aproximadamente 15 mil pessoas, dentre estas, cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas.
A programação segue o modelo realizado desde o primeiro ano: no sábado (27) a comunidade do povoado denominado Fazenda Nova realiza a abertura, com festa dançante e recepção aos visitantes de outras cidades. No domingo (28) inicia-se uma cavalgada da Fazenda Nova com destino à Fazenda Brasilândia, no município de Planaltino, do Sr. Nilo Cardoso, idealizador do evento. Nesta fazenda é servido o almoço da amizade, que é uma confraternização com um aglomerado de mais ou menos 3 mil pessoas.
À tarde, todos seguem para a cidade de Planaltino, numa grande cavalgada acompanhada por uma carreata. Uma multidão recebe na sede do município os integrantes da cavalgada, acompanhando-os pelas ruas da cidade.
À noite, uma festa na praça com bandas típicas de festas de cavalga canta para um público de mais de 15 mil pessoas, vindas de várias cidades da Bahia.
Em 2010 a Prefeitura Municipal de Planaltino assumiu o compromisso de realizar, ao lado de Nilo Cardoso, este importante festejo, demonstrando o compromisso com a cultura e o esporte do município.
Administração planaltino Lugar de Viver.