quarta-feira, 10 de agosto de 2011

São Roque de Planaltino 2011 promete ser uma grande festa.


São Roque de Planaltino 2011 promete ser uma grande festa
Visando resgatar uma antiga tradição cultural e religiosa do município, a Prefeitura Municipal de Planaltino realizará no dia 20 de agosto uma festa em alusão a São Roque


A cidade de Planaltino há muitos anos (desde tempos que antecedem a sua emancipação política) era conhecida pela vivacidade da festa em homenagem a São Roque, que sempre acontecia no mês de agosto, com atividades religiosas na igreja e baile no clube (onde atualmente é o prédio do Bradesco). Estas comemorações envolviam as pessoas de Planaltino e atraíam moradores de outras cidades, dada a fama de festa de prestígio que tinha em toda região.
Para que esta antiga tradição não venha a cair no esquecimento da população de idade mais avançada ou que mesmo não chegue ao conhecimento da juventude planaltinense, a Prefeitura Municipal de Planaltino atuará na revitalização das comemorações a São Roque, ao lado da Paróquia de  Nossa Senhora das Dores, que já vem realizando pontualmente a festa na igreja, porém sem culminância nos moldes de antes. A Secretaria de Educação e escolas do município também colocarão o assunto na sala de aula, com informações sobre o formato da festa no passado e com sugestões de trabalhos voltados para a coleta de dados, depoimentos e imagens referentes ao tema.
Neste ano acontecerão as atividades religiosas na igreja, entre os dias 11 e 14, com o tema Aumentar em nós a fé a esperança e a caridade, e programação que contempla palestras, momentos de reflexão, homenagens e missa solene.
No dia 20, ocorrerá a festa na praça, com shows musicais com as bandas Filomena Bagaceira e João Almeida.
O prefeito Zeca Braga falou ao Jornal de Jequié que uma das suas preocupações é o resgate e a permanência de expressões que simbolizem a identidade do povo de Planaltino. “A festa de São Roque sempre fez parte da história e memória do nosso município. É preciso que o Poder Público se manifeste no sentido de ... este importante festejo, que se inicia com a missa da nossa paróquia, esta que já faz um papel importante neste sentido, e que será uma grande parceira da prefeitura na realização da ação que propomos”. 

Redação: Edmar Vieira.