quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Gestão pública municipal realiza importantes ações no povoado de Ibitiguira

Posto Médico.
Arquitetura das Casas

Localizado em uma região com maiores índices de pluviosidade, com clima frio e altitude mais elevada, o distrito de Ibitiguira, popularmente conhecido como Serra do Vitorino, é uma localidade antiga, onde muitos fatos históricos estão registrados na memória popular, como o antigo cartório de registros, as animadas festas de carnaval que atraíam pessoas de várias regiões, a larga tradição em cafeicultura e verdadeiras pérolas arquitetônicas, dentre outras preciosidades. A população é tranqüila e hospitaleira, com uma cultura voltada para a preservação dos costumes. Ainda hoje, em ibitiguira, é possível beber, na venda do Sr. Mandinho, uma deliciosa jurubeba (vinho composto) com nada menos que 36 anos de engarrafada. Produtos vários e peças antigas podem ser vistas nas prateleiras.
Após anos de carência de merecida atenção, sem obras ou ações concretas que promovam o reconhecimento deste singelo e magnífico distrito planaltinense, a prefeitura municipal na atual gestão está investindo em ações que promovam a elevação da autoestima e a dignidade de todos os moradores da localidade. Quem chega em Ibitiguira percebe no primeiro momento um ar especial: a formação e as características geográficas conferem ao povoamento uma tonalidade diferente de outros interiores, com suas ruas singulares, casas com arquitetura histórica preservada, varandas e banquinhos sob as árvores. Um lugar cheio de surpresas e encantamento.
Com o intuito de contemplar aquela população, a gestão Planaltino Lugar de Viver está investindo em infraestrutura, levando obras relevantes para o lugar. Será entregue um Posto de Saúde, mais de 5.000m2 de ruas pavimentadas, construção de canteiros e reforma da Escola Clemente Mariani, a mais antiga de planaltino.  Ainda atenta ao potencial local, a atual gestão vai tentar apoio governamental para realizar o tombamento histórico-cultural do distrito. Sendo cenário apropriado para a montagem de uma peça cinematográfica, pela conservação de suas fachadas, é preciso atrair a atenção de produtores de cinema para conhecerem Ibitiguira. A prefeitura realizará, ainda neste mês, a produção de um vídeo na comunidade para divulgação, de forma que possa ser distribuído em instâncias públicas e privadas, estaduais e federais.
Com o olhar voltado para a dignidade da pessoa humana e à imanente riqueza cultural da nossa terra, a Prefeitura de Planaltino reconhece em Ibitiguira o motivo de resgate de uma história que não pode ser esquecida.

Redação: Edmar Vieira.