segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Planaltino realiza a I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente


Na última sexta-feira (29/07/2011), das 9h às 17h, no Clube Social Planaltinense, aconteceu a I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como tema “Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Proteção Social”.
Logo no início da manhã, houve um momento cultural – voz e violão – com os artistas Fábio e Ari. Em seguida, foi feita a composição da mesa com representação de trabalhadores, empregadores, secretários municipais, poder legislativo municipal, Sindicato Rural dos Trabalhadores, técnico da SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Secretária Municipal de Assistência Social e Prefeito Municipal.
A Secretária de Assistência Social, Iara Velame, agradeceu a todos pela presença e realçou a importância desta Conferência como espaço de discussão e construção de políticas públicas para o Emprego e o Tabalho.
Em sua fala, o Prefeito Municipal, Zeca Braga, fez uma retrospectiva de sua trajetória escolar e profissional, realçando a importância da matrícula e freqüência à Escola, bem como da busca contínua pela qualificação profissional para que haja Emprego e Trabalho Decente, de verdade.
Ainda pela manhã, o representante da SETRE, José Augusto, fez uma palestra sobre o Tema Geral da Conferência, cedendo espaço para questionamentos e contribuições da platéia.
À tarde, foram formados quatro grupos de trabalho para discussão e elaboração de desafios e propostas dos seguintes subtemas: 1 – Princípios e Direitos. 2 – Proteção Social 3 – Trabalho e Emprego. 4 – Fortalecimento do Atores Tripartite e do Diálogo Social. Para cada grupo havia um Coordenador e um Relator. Ao final das discussões e da elaboração de desafios e propostas, cada grupo elegeu uma pessoa para apresentar os resultados à plenária, os quais foram votados.
Para finalizar a Conferência, foi feita a Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, sendo eleitos: Ana Paula, Assistente Social (representando o poder público) e Fábio Mendes, presidente da Associação Parceiros do Desenvolvimento (representando a Sociedade Civil).

A Secretária de Assistência Social, Iara Velame, agradeceu a toda a equipe pelo empenho na realização da Conferência e a todos pela participação. Assim, a Conferência foi encerrada.
Com mais esse Evento, a gestão Zeca Braga, só reafirma que, de fato, tem compromisso e seriedade com o povo planaltinense, quando promove momentos que estimulam a efetiva participação da comunidade e a construção de políticas públicas que atendam as suas necessidades.

Fonte: Secretaria de Assistência Social.